sábado, outubro 04, 2008

O futuro energético em Portugal: que opções?


No dia 4 de Outubro, realizou-se Instituto Politécnico de Setúbal, o fórum Geração de Ideias que incidiu na discussão do tema "O futuro energético em Portugal: que opções?" e a JS Almada marcou forte presença. Para este fórum de discussão levámos os nossos leigos e os nossos técnicos, cof... cof... perdão... engenheiros!

Participaram como oradores convidados António Sá da Costa, Carlos Varandas e Tiago Farias, especialistas nas matérias de energias alternativas, energia nuclear e mobilidade/transportes. Nas suas intervenções pouco tecnicistas e muito esclarecedoras os presentes puderam conhecer as várias evoluções feitas ao nível de reactores nucleares, que apesar de ter sido inventado à mais de 100 anos o motor de um automóvel continua a ser uma das máquinas menos eficientes a nível energético, que em Portugal reside a primeira central de produção de energia através de ondas e que 7 minutos de cada hora de energia em Portugal já é na sua totalidade de origem eólica.

Este fórum também contou com a presença do Primeiro Ministro, que ao encontrar-se como peixe na água no que respeita ao tema, proferiu um discurso entusiasmado sobre as potencialidades e desafios energéticos de Portugal e a obra feita por este Governo.

Numa tarde rica de debate realçamos a excelência dos oradores que contribuíram significativamente para a cultura ambiental de todos os presentes e relevamos que o facto destes convidados serem professores no Instituto Superior Técnico é pura coincidência.