sábado, setembro 20, 2008

Comício Nacional PS - Guimarães

Animados, ou não, pela certeza de uma longa viagem até Guimarães para participar no Comício nacional do Partido Socialista, a verdade é que, com os atrasos do costume, lá estávamos todos no Centro Sul prontos para partir. Eis que surpresa das surpresas surge a nossa mais recente e primeira entre todas militante honorária da JS Almada: Ana Margarida Lourenço. Assim, sim o gang estava completo e podia-se partir.
Num caminho feito das sestas inevitáveis, das gargalhadas características, da destilação de veneno mais intensa e das figuras tristes de tantos de nós a dormir, algumas das quais mesmo pouco dignas de serem reproduzidas, chegámos a Guimarães com muitos a ansiarem uns bafos de nicotina, esticar as pernas, morder uma bucha ou simplesmente satisfazer as necessidades mais básicas do ser humano. Desde Santarém não parámos uma única vez.
A aguardar-nos em Guimarães no recinto do Pavilhão Multiusos estava um almoço com porco no espeto (ou pelo menos o que restava dele), organizado pela JS de Braga.

Equipados de bandeiras e t-shirts, ao ritmo do rufar dos tambores dos camaradas de Castelo Rodrigo aguardámos o início do um dos comício, que foi ainda mais mobilizado que o anterior realizado no Porto. Com a presença do Presidente da Câmara de Guimarães, a Ministra da Educação e o Presidente do governo regional dos Açores, entre outros convidados de honra, quando o Secretário Geral do PS subiu ao palco não sobrava um metro quadrado de chão disponível no pavilhão multiusos de Guimarães. Falando das conquistas, mas fugindo aos grandes desafios futuros, como o casamento entre pessoas do mesmo género, José Sócrates fez um discurso de consagração e, simultaneamente, de motivação para os vários momentos eleitorais que se aproximam.

De volta em direcção a Sul só temos a registar, por exemplo: a estação de serviço da mealhada que consegue o impossível, ou seja, uma agradável esplanada à beira da auto-estrada. Há também a registar um animado jogo de palavras do qual resultou uma nova palavra para o vocabulário português: objecto começado por A "Alavatório", que só poderá ser de alavar.

Agradecimentos: a disponibilidade imediata de quem aceitou este convite, um grande obrigada à "Madrinha" pelas bolachinhas húngaras e por fim à nossa fotógrafa de serviço Luisa Fernandes.
Frase desta excursão: Alandroal Sempre Presente!