terça-feira, fevereiro 13, 2007

Conseguimos! Conseguimos! CONSEGUIMOOOOS!!!

Confesso que tinha preparado um texto para a vitória do não e não para a vitória do SIM, desde ontem que estava um bocado pessimista e, por isso, decidi-me precaver contra o pior. Passei o fim de semana em nervos e quando votei senti estes três meses de campanha a materializarem-se em apenas 5 segundos. A partir das 19h foi a vitória do SIM que que se começou a apoderar do meu pensamento e foi com enorme alegria e emoção que pude constatar que o SIM ganhou, que nada do que eu tinha escrito e pensado nos dois dias anteriores era verdade. Por isso, hoje ao contrário de triste e envergonhada, sinto-me feliz e orgulhosa.
Estou feliz porque acho que esta realidade que cerca de 60% dos portugueses querem alterar é, de facto, o panorama mais justo e merecido e que reflecte a sociedade que queremos. Sinto, finalmente, que estamos a agir de acordo com o país optimista, solidário e moderno que em parte somos, mas sobretudo que queremos ser, e não como "velhos do restelo". O resultado do referendo é a voz do Portugal que quer avançar, que quer ser mais e melhor, que quer mudar.
Hoje demonstrámos a crença que temos em nós mesmos ao dizermos SIM à pergunta que acaba com as mulheres na prisão, o aborto clandestino e que dá uma oportunidade de provar que podemos ter uma conduta responsável e consciente das nossas vidas, até às 10 semanas de uma gravidez, sem a ameaça de uma lei penal a vetar qualquer consideração individual sobre o assunto. Uma sociedade que mostra acreditar em si mesma desta maneira é, sem dúvida, uma sociedade com um futuro melhor à sua frente.
Vi este quadro exposto no jantar de encerramento de campanha dos movimentos pelo SIM e achei bonito, o Nuno Inácio, apesar de não gostar de “quadros tristes”, fotografou-o para mim. Acho que é a imagem mais adequada para hoje, pois representa que a vergonha que nos caracterizava, em toda a perversidade que envolvia o aborto clandestino, acabou!


Rita Pereira
(11 de fevereiro de 2007)