quarta-feira, novembro 22, 2006

As Gerações Futuras Não Votam!

Decidi fazer este artigo (não é bem um artigo, é mais um texto agitador, uma rábula, bem...chamem-lhe o que quiserem) para puder compartilhar com os leitores e participantes deste blog, algo com que me deparei no âmbito da minha formação académica e que de certa forma nos define, o que por si só já me preocupa.

Frequento o Mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente, na Faculdade de Ciências da UL. Um dos Professores regentes, Prof. Victor Santos, membro do anterior governo do Eng. António Guterres, tem por hábito espalhar (e bem!) o perfume da sua experiência política e técnica durante as aulas. Numa dessas demonstrações, o Prof. explicava-nos a inaplicabilidade, ou se quiserem, a falta de senso prático das políticas de Desenvolvimento Sustentável.

Durante esta análise, extraí uma conclusão obvia e simples da nossa realidade mas que se me afigura de difícil digestão - nós jovens aspirantes políticos temos que nos subjugar à escravatura dos ciclos políticos! Esta situação, impede o desenvolvimento de toda e qualquer política de longo prazo, que não se centre na satisfação das necessidades imediatas dos eleitores.

É neste contexto que se insere a teoria de Desenvolvimento Sustentável - Desenvolvimento baseado numa política, economicamente viável, ambientalmente sustentável e com uma equidade geracional e intergeracional.

Por isso deixo esta reflexão: Será demais pedirmos um esforço na satisfação das nossas necessidades mas também a dos nossos filhos? Será utópico esperar um acto de planeamento transversal, em lugar das políticas sectoriais que estão em voga? Serão as políticas de desenvolvimento sustentável completamente irreais e desajustadas da realidade?



"...you may say that i'm a dreamer, but i'm not the only one..." ~- John Lennon